Falar em público não é tarefa fácil para inúmeras pessoas, até porque, para que a comunicação seja efetiva, não basta apenas falar, mas, sim, fazer com que a mensagem seja entendida.
Medo, calafrio, dor de cabeça e desespero…Tudo isso acontece com muitos que precisam fazer uma apresentação na faculdade ou reunião da empresa.
Seguindo as 7 dicas abaixo, é possível conseguir a atenção do público e surpreender positivamente os espectadores:
1) Dominar o assunto: conhecer profundamente o tema que será apresentado é fundamental para o sucesso. Isso trará a confiança necessária para quem discursa. O ideal é iniciar a fala pelo que é mais fácil. Isso serve como um aquecimento e será vital para o comunicador se acalmar, ganhar confiança e, em seguida, deslanchar, sem lembrar do calafrio inicial.
2) Variar o tom de voz: ora mais baixo, ora mais alto, de forma mais rápida ou pausada. Assim, as pessoas não se cansarão e permanecerão prestando atenção no palestrante e conteúdo. E, sobretudo, é essencial falar com emoção e paixão. Desta forma, os expectadores serão contagiados com a vibração do momento.
3) Movimento: não é recomendado ficar parado atrás do púlpito ou num mesmo local o tempo todo. É preciso movimentar-se pelo local e permanecer próximo das pessoas mais interessadas, para que elas se sintam enaltecidas, e também das desinteressadas ou sonolentas. Assim, elas se manterão atentas.
4) Fazer perguntas durante a apresentação: mesmo que o próprio comunicador responda as próprias perguntas, questionamentos geram maior atenção e interação dos participantes.
5) Usar recursos audiovisuais: a tecnologia pode propiciar uma didática moderna, mas não é recomendável abusar, pois as pessoas estão ali para assistir ao palestrante e não para ver vídeos longos e cansativos. Outro ponto que pode ser uma armadilha é escrever todo o conteúdo em slides. A apresentação tende a virar uma leitura cansativa e passar a impressão que o comunicador não conhece o assunto.
6) Atenção à linguagem não-verbal: durante a apresentação, permanecer com a mão no bolso ou encostado em alguma coisa, pode transmitir insegurança ou indiferença. Também é preciso evitar segurar algum papel ou objeto, pois, se o palestrante estiver nervoso, a mão pode ficar trêmula e o objeto irá balançar, expondo, assim, ansiedade.
O sucesso da comunicação interpessoal não está somente naquilo que é dito, mas em como diz. Segundo a teoria 7-38-55, de Albert Mehrabian, professor emérito de psicologia da Universidade da Califórnia (UCLA), somente 7% do impacto da mensagem decorre do conteúdo, 38% da comunicação verbal (intensidade e velocidade da voz) e 55% da linguagem não verbal (gestos, postura, contato visual).
7) Encerrando com chave de ouro: toda apresentação deve ter um início, meio e fim. O encerramento precisa ser a parte mais impactante, conquistando, assim, a aprovação desejada e deixando um gostinho de quero mais. A melhor mágica do show fica para o final.
E outro grande segredo é praticar, persistir e treinar continuamente. O ser humano aprende por repetição e a excelência é conquistada com muito treinamento.
Erik Penna é especialista em vendas, palestrante de vendas e motivação, autor de 6 livros e mais de 1.000 palestras apresentadas no Brasil e no exterior. É possível saber mais sobre vendas e motivação em: www.erikpenna.com.br
Sobre o palestrante de vendas e motivação Erik Penna
É palestrante de vendas e motivação, especialista em vendas com qualificação internacional e consultor. Possui MBA em Gestão de Pessoas pela Fundação Getúlio Vargas, pós-graduação em Administração e Marketing pela Universidade Paulista e graduação em Economia pela Universidade de Taubaté.
Aborda nas palestras ensinamentos baseados nas experiências vivenciadas por ele durante a sua carreira como executivo de vendas, professor, escritor, motivador de equipes e gestor corporativo. É autor dos livros “A Divertida Arte de Vender”, “Motivação Nota 10”, “21 soluções para potencializar seu negócio”, “Atendimento Mágico – Como Encantar e Surpreender Clientes”, “O Dom de Motivar na Arte de Educar” e coautor dos livros “Gigantes das Vendas” e “Gigantes da Motivação”.
Site: www.erikpenna.com.br
Outros sites que publicaram o texto do Erik Penna:
https://abnoticianews.com.br/noticia/15837/como-falar-em-publico-7-dicas-de-ouro-para-encantar
https://congrega.com.br/tecnologia/como-falar-em-publico-7-dicas-de-ouro-para-encantar-227234
https://jornalperdigao.com.br/noticia/190/como-falar-em-publico-7-dicas-de-ouro-para-encantar
https://portalnoticiasmg.com.br/noticia/102/como-falar-em-publico-7-dicas-de-ouro-para-encantar
Falar em público não é tarefa fácil para inúmeras pessoas, até porque, para que a comunicação seja efetiva, não basta apenas falar, mas, sim, fazer com que a mensagem seja entendida.
Medo, calafrio, dor de cabeça e desespero…Tudo isso acontece com muitos que precisam fazer uma apresentação na faculdade ou reunião da empresa.
Seguindo as 7 dicas abaixo, é possível conseguir a atenção do público e surpreender positivamente os espectadores:
1) Dominar o assunto: conhecer profundamente o tema que será apresentado é fundamental para o sucesso. Isso trará a confiança necessária para quem discursa. O ideal é iniciar a fala pelo que é mais fácil. Isso serve como um aquecimento e será vital para o comunicador se acalmar, ganhar confiança e, em seguida, deslanchar, sem lembrar do calafrio inicial.
2) Variar o tom de voz: ora mais baixo, ora mais alto, de forma mais rápida ou pausada. Assim, as pessoas não se cansarão e permanecerão prestando atenção no palestrante e conteúdo. E, sobretudo, é essencial falar com emoção e paixão. Desta forma, os expectadores serão contagiados com a vibração do momento.
3) Movimento: não é recomendado ficar parado atrás do púlpito ou num mesmo local o tempo todo. É preciso movimentar-se pelo local e permanecer próximo das pessoas mais interessadas, para que elas se sintam enaltecidas, e também das desinteressadas ou sonolentas. Assim, elas se manterão atentas.
4) Fazer perguntas durante a apresentação: mesmo que o próprio comunicador responda as próprias perguntas, questionamentos geram maior atenção e interação dos participantes.
5) Usar recursos audiovisuais: a tecnologia pode propiciar uma didática moderna, mas não é recomendável abusar, pois as pessoas estão ali para assistir ao palestrante e não para ver vídeos longos e cansativos. Outro ponto que pode ser uma armadilha é escrever todo o conteúdo em slides. A apresentação tende a virar uma leitura cansativa e passar a impressão que o comunicador não conhece o assunto.
6) Atenção à linguagem não-verbal: durante a apresentação, permanecer com a mão no bolso ou encostado em alguma coisa, pode transmitir insegurança ou indiferença. Também é preciso evitar segurar algum papel ou objeto, pois, se o palestrante estiver nervoso, a mão pode ficar trêmula e o objeto irá balançar, expondo, assim, ansiedade.
O sucesso da comunicação interpessoal não está somente naquilo que é dito, mas em como diz. Segundo a teoria 7-38-55, de Albert Mehrabian, professor emérito de psicologia da Universidade da Califórnia (UCLA), somente 7% do impacto da mensagem decorre do conteúdo, 38% da comunicação verbal (intensidade e velocidade da voz) e 55% da linguagem não verbal (gestos, postura, contato visual).
7) Encerrando com chave de ouro: toda apresentação deve ter um início, meio e fim. O encerramento precisa ser a parte mais impactante, conquistando, assim, a aprovação desejada e deixando um gostinho de quero mais. A melhor mágica do show fica para o final.
E outro grande segredo é praticar, persistir e treinar continuamente. O ser humano aprende por repetição e a excelência é conquistada com muito treinamento.
Erik Penna é especialista em vendas, palestrante de vendas e motivação, autor de 6 livros e mais de 1.000 palestras apresentadas no Brasil e no exterior. É possível saber mais sobre vendas e motivação em: www.erikpenna.com.br
Sobre o palestrante de vendas e motivação Erik Penna
É palestrante de vendas e motivação, especialista em vendas com qualificação internacional e consultor. Possui MBA em Gestão de Pessoas pela Fundação Getúlio Vargas, pós-graduação em Administração e Marketing pela Universidade Paulista e graduação em Economia pela Universidade de Taubaté.
Aborda nas palestras ensinamentos baseados nas experiências vivenciadas por ele durante a sua carreira como executivo de vendas, professor, escritor, motivador de equipes e gestor corporativo. É autor dos livros “A Divertida Arte de Vender”, “Motivação Nota 10”, “21 soluções para potencializar seu negócio”, “Atendimento Mágico – Como Encantar e Surpreender Clientes”, “O Dom de Motivar na Arte de Educar” e coautor dos livros “Gigantes das Vendas” e “Gigantes da Motivação”.
Site: www.erikpenna.com.br
Outros sites que publicaram o texto do Erik Penna:
https://abnoticianews.com.br/noticia/15837/como-falar-em-publico-7-dicas-de-ouro-para-encantar
https://congrega.com.br/tecnologia/como-falar-em-publico-7-dicas-de-ouro-para-encantar-227234
https://jornalperdigao.com.br/noticia/190/como-falar-em-publico-7-dicas-de-ouro-para-encantar
https://portalnoticiasmg.com.br/noticia/102/como-falar-em-publico-7-dicas-de-ouro-para-encantar