Inteligência Artificial versus Humanização para Encantar Clientes

A Inteligência Artificial tem ganhado bastante espaço em todos os setores, entretanto, quando falamos em atuação profissional, relacionamento com o gestor, equipe e até mesmo o contato com o consumidor final, a humanização permanece como uma vantagem competitiva e ponto alto na experiência percebida pelas pessoas. É importante reforçamos que a revolução digital veio para ficar, e que de fato ela influencia e continuará influenciando diretamente a carreira dos profissionais no mercado, entretanto, é possível conciliá-la à competências e habilidades humanizadas, fazendo com que andem lado a lado contribuindo para um todo.

As novas tecnologias, os desafios e as novas formas de se relacionar seguem conduzindo as empresas, marcas e seus colaboradores, motivar, ser empático, acolher com afeto, incluindo pedidos de desculpas quando necessário, são ainda competências que fazem total diferença em campo e devem ser consideradas para uma carreira de sucesso.

Para o especialista em vendas e encantamento de clientes Erik Penna, um bom profissional deve investir, além da constante capacitação, em ações que incorporem olho no olho, acolhimento, sorriso no rosto, entusiasmo e, acima de tudo, educação. Com um mercado completamente competitivo, não adianta apenas currículo extenso, é preciso encantar e surpreender, conseguir fazer algo que não se espera e exceder as expectativas com eficiência, assertividade e agilidade. O marketing H2H (Human to Human), que também precisa ser atribuído ao contexto pessoal, leva em consideração pessoas e suas relações humanas, que são feitas de falhas, acertos e absoluta transparência.

A seguir Erik lista algumas dicas essenciais para que essas competências e habilidades mais humanizadas sejam atribuídas à rotina profissional de maneira orgânica. Confira:

GOSTE DE GENTE: é preciso saber se comunicar, encantar é querer o melhor para o próximo. Gostar de resolver problemas e saber encontrar a alegria na alegria do outro fazem parte do segredo para a felicidade e o sucesso profissional está nas habilidades humanizadas;

 

ATUE MOTIVADO: sem motivação, nada grandioso acontece, portanto, comece cada dia tomando uma dose extra de vitamina “O” de otimismo. Transborde boa vontade e otimismo, isso deixa o ambiente bem mais positivo e mais propício à boas atuações.

TENHA BOA VONTADE: atue com paixão e brilho nos olhos. Tenha interesse pelo propósito da empresa e pela causa do cliente. Não adianta fazer as coisas com má vontade ou cara feia. Já que precisa fazer, faça com boa vontade e sorriso no rosto. Foque na solução, afinal, os fracos mostram os problemas, os fortes apresentam as soluções.

CUIDE DA IMAGEM: Em tempos de redes sociais em ascensão, não se descuide desua imagem, de sua postura digital, lembre-se que o primeiro item a ser vendido é você, tenha em mente que as suas postagens formam, também, a sua imagem profissional. Uma opção é apostar em redes específicas para perfis profissionais ou ter perfis distintos para postagens mais.

CAPACITE-SE CONSTANTENTE: muitos querem ganhar, poucos querem treinar, ou seja, o mercado espera por um profissional que domine as tarefas de seu cargo A dica aqui é: qualifique-se continuamente. Hoje em dia é possível aprimorar as habilitações até em casa, pelo celular, TV ou na frente do computador.

FOQUE NOS RESULTADOS: nada convence mais que o resultado, aliás, jamais troque o resultado por desculpas ou justificativas. Aproveite cada minuto para ir além, surpreender seu gestor e também o consumidor final. Dessa forma o profissional potencializa a performance e aumenta, consideravelmente, as chances de ascensão na carreira.

 

Entregue o seu melhor no presente e construa um futuro surpreendente!

 

Por: Erik Penna

*Erik Penna é autor do best-seller “A Arte de Encantar Clientes”. Figura como autor nacional mais vendido na Amazon na categoria atendimento ao cliente. 1º lugar no Brasil como “Palestrante em Excelência no Atendimento” no Google.

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