A cada dia que passa os clientes passam a encontrar mais opções na hora de comprar, e as empresas vendedoras precisam ir além de ofertar algumas promoções, é fundamental importante implantar ações que atraia verdadeiramente e fidelize o seu consumidor.
Uma das formas do pequeno se diferenciar é a facilidade para personalizar atendimento, o produto ou a entrega dele. Para se ter uma ideia da relevância dessa prática, um estudo publicado pela Accenture mostrou que 56% das pessoas tem maior probabilidade de fazer compras numa loja que os reconheça pelo nome; 58% são mais propensos a fazer uma compra quando um varejista recomenda opções com base nas suas compras anteriores; 65% dos clientes ficam mais propensos a comprar de uma loja física ou online que conhece seu histórico de compras; 75% dos consumidores são mais propensos a comprar das empresas que oferecem esses três serviços.
Erik Penna é palestrante de vendas e afirma que personalizar o atendimento, um produto ou um serviço prestado faz toda a diferença na hora do consumidor tomar a decisão. Personalizar é tornar algo exclusivo, único.
Um exemplo de personalização aconteceu comigo quando minha esposa e as 2 filhas saíram para comprar sapatos. Logo chegaram em casa e as meninas correram até mim extremamente felizes e ao mostrar a nova aquisição justificaram a escolha argumentando que naquele calçado elas conseguiram inserir as letras do próprio nome.
Se personalizar não for possível busque então customizar, ou seja, adaptar ou melhorar a entrega de um produto conforme a preferência do cliente, e assim tornar a experiência mais expressiva.
Foi o caso de uma cafeteria onde nós pedimos um café e o barista perguntou qual era o nosso pet preferido. E para nossa surpresa, minutos depois, o café chegou com uma imagem de um lindo bichinho e ficou ainda mais especial.
Aproveite esse período para, mais do que atender, sua equipe possa encantar e surpreender em cada atendimento. Faça o consumidor contar boas histórias sobre a sua abordagem e sua empresa.
Surpreender é fazer mais do que o cliente espera, é superar as expectativas, é ir além do previsível.
Torne o atendimento encantador e personalizado a maior vantagem competitiva do seu negócio.
E quando uma empresa faz isso, ela passa a ter mais do que clientes, passa a contar com multiplicadores do seu negócio.
Erik Penna é especialista e vendas, palestrante em excelência no atendimento e autor do livro A Arte de Encantar Clientes – 5 passos para atender com excelência e impulsionar os negócios.
Saiba mais em https://erikpenna.com.br/livro-a-arte-de-encantar-clientes/