“Encantar deve ser função de todos na empresa, do entregador ao vendedor, do faxineiro ao marqueteiro e do gerente ao presidente”    *Erik Penna

Uma pesquisa realizada pela Umbigo do Mundo em parceria com a Opinion Box, ouviu 8 mil pessoas em 2020 para levantar as empresas mais encantadoras e apontou que o cliente se encanta e tem suas expectativas superadas quando recebe um serviço diferenciado. E quando isso acontece, o cliente encantado costuma dizer uma famosa interjeição de espanto: “UAU!”. E geralmente sai contando essa experiência significativa para outras pessoas, ou seja, multiplicando a sua empresa.

A ideia central então é surpreender, e assim fazer o cliente contar boas histórias da sua empresa. A seguir, vamos ver 3 maneiras para conquistar o “UAU” investindo nada ou pouquíssimo dinheiro.

1-Personalização ou customização

Entregar o que vende de maneira personalizada, que faça com que o cliente perceba que aquilo foi desenvolvido especialmente para ele, é uma forma simples de encantar e conquistar o fator “UAU”.

Um exemplo de como isso funciona aconteceu em casa: minha esposa e as duas filhas saíram para comprar sapatos. Quando elas chegaram em casa, as meninas correram até mim e me disseram que compraram um calçado que nunca tinham visto antes: estavam extremamente felizes e esfuziantes, e argumentaram que fizeram essa escolha pois naquele sapato elas conseguiram colocar o nome delas. UAU!

2-Conveniência

Comodidade costuma ser um diferencial fácil de ser implementado em inúmeros negócios, e o deixa andando um passo à frente do concorrente. Um exemplo muito bacana de conveniência eu pude ver numa concessionária de veículos no interior de São Paulo, onde você pode deixar o carro para fazer a revisão e não precisa ficar o dia todo sem carro, ou seja, você pode levar o carro à noite e quando acordar pela manhã, o veículo já estará disponível. UAU!

3- Empatia

Empatia é saber se colocar no lugar do próximo, tentar sentir o que o outro sente e dessa forma contribuir para o bem-estar da outra pessoa.

Às vezes o que a gente mais quer escutar é essa frase: “Eu vou dar um jeito e resolver isso pra você”.

No final do ano fui apresentar uma palestra em Juína-MT, havia reservado um quarto em um hotel e alguns dias antes da viagem expliquei ao gerente que eu precisaria apresentar uma palestra online de lá e, portanto, necessitaria de uma boa internet e uma televisão para mostrar os slides durante essa apresentação virtual. E logo na chegada fui surpreendido! O responsável me recebeu, me chamou pelo nome, lembrou que era eu que faria a palestra online e fez questão de me levar até o quarto. Ao chegar no dormitório, me apresentou as acomodações e disse:

— Eu coloquei o senhor nesse quarto porque fica bem ao lado da sala de reuniões do hotel. A sala já está reservada para você.

Ele me levou até lá e enfatizou que o ambiente contava com internet de alta velocidade.

— Já separei um cabo que ligará o modem até o seu laptop e assim evitará a oscilação no sinal. Temos uma TV de 32 polegadas, mesa de apoio, flip chart com papel branco, cadeira, água e 2 aparelhos de ar-condicionado.

Fiquei encantado, a transmissão foi perfeita e a palestra foi um sucesso. UAU!

Lembre-se ainda que, quando o encantamento é maximizado, o fator preço é minimizado. E que ao encantar o cliente, além de despertar no consumidor o tão almejado “UAU”, agrada o comprador, encanta o freguês e impulsiona as suas vendas.

*Erik Penna é especialista no encantamento de clientes, autor de 6 livros e palestrante internacional. www.erikpenna.com.br

 

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