Prestar um atendimento humanizado e encantador na saúde é fundamental para garantir que os pacientes se sintam valorizados, respeitados e bem cuidados. A seguir algumas práticas para alcançar esse objetivo:
- Empatia e Comunicação
Com um olhar atento as vezes a gente pega o outro no colo.
- Ouvir Ativamente: Falar é prata, ouvir é ouro. Preste atenção total aos pacientes, permitindo que eles expressem suas preocupações sem interrupções.
- Comunicação Clara: Explique diagnósticos, tratamentos e procedimentos de maneira clara e compreensível.
- Empatia: Não atue de forma robótica. Mostre sensibilidade em relação às dores e preocupações dos pacientes.
- Ambiente Acolhedor
A primeira impressão conta muito.
- Recepção Amigável: Treine a equipe de recepção para receber os pacientes com um sorriso e um comportamento acolhedor. Para encantar é preciso perceber o outro, encantar é querer o melhor para o próximo.
- Capacitação e Treinamento
O atendimento precisa ser encarado como um show, e para o show na saúde acontecer é preciso muito ensaio e preparação.
- Formação Continuada: Ofereça treinamentos regulares para todos os profissionais da saúde sobre práticas humanizadas e de atendimento encantador. O ser humano aprende por repetição, persista!
- Feedback, Avaliação e Melhoria Contínua
Quem não melhora já começa a piorar.
- Pesquisa de Satisfação: Realize pesquisas de satisfação regularmente para obter feedback dos pacientes sobre o atendimento recebido. Quem está sendo avaliado tende a render mais.
- Ajustes Baseados em Feedback: Use o feedback para identificar áreas de melhoria e implementar mudanças que aprimorem o atendimento.
- Avaliação e reconhecimento
Quem está sendo avaliado tende a render mais.
- Avaliação: Mensure os resultados, analise a performance de toda equipe de saúde. Enalteça, os que forem bem avaliados, com reconhecimento e reforço positivo. Lacan certa vez disse: “A fonte de todo desejo é ser desejado” Reconheça!
- Uso da Tecnologia
A melhor tecnologia é aquela que aproxima e conecta as pessoas.
- Ferramentas Digitais: Utilize ferramentas tecnológicas para melhorar a eficiência e a precisão do atendimento, como prontuários eletrônicos e sistemas de agendamento online.
- Atenção e afeto
A paz começa com um sorriso, essa frase de Madre Tereza de Calcutá evidencia que um sorriso e um olhar atento faz toda a diferença.
Atenção: O mundo precisa de inovação, mas as pessoas urgem por atenção, afeto e emoção.
Lembre-se que todos gostam de ser bem tratados, principalmente quando estão frágeis ou debilitados. E atendimento é tratamento. Atender bem é tratar bem, é importar-se verdadeiramente com a causa do outro.
Implementando essas práticas, o atendimento na saúde pode se tornar mais humanizado e encantador, resultando em maior satisfação dos pacientes e melhores resultados em saúde.
Por sinal, vale dizer que: não é com mágica que se presta um bom serviço de saúde, mas um bom serviço é capaz de fazer mágica na vida do próximo.
*Erik Penna é autor do best-seller “A Arte de Encantar Clientes”, possui 2 qualificações no Instituto Disney em Orlando/EUA e figura em 1° lugar no Brasil como Palestrante em Excelência no Atendimento.
Conheça a palestra: Atendimento Mágico na Saúde com Erik Penna
https://erikpenna.com.br/palestra-excelencia-no-atendimento/