Prestar um atendimento humanizado e encantador na saúde é fundamental para garantir que os pacientes se sintam valorizados, respeitados e bem cuidados. A seguir algumas práticas para alcançar esse objetivo:

  1. Empatia e Comunicação

Com um olhar atento as vezes a gente pega o outro no colo.

  • Ouvir Ativamente: Falar é prata, ouvir é ouro. Preste atenção total aos pacientes, permitindo que eles expressem suas preocupações sem interrupções.
  • Comunicação Clara: Explique diagnósticos, tratamentos e procedimentos de maneira clara e compreensível.
  • Empatia: Não atue de forma robótica. Mostre sensibilidade em relação às dores e preocupações dos pacientes.
  1. Ambiente Acolhedor

A primeira impressão conta muito.

  • Recepção Amigável: Treine a equipe de recepção para receber os pacientes com um sorriso e um comportamento acolhedor. Para encantar é preciso perceber o outro, encantar é querer o melhor para o próximo.
  1. Capacitação e Treinamento

O atendimento precisa ser encarado como um show, e para o show na saúde acontecer é preciso muito ensaio e preparação.

  • Formação Continuada: Ofereça treinamentos regulares para todos os profissionais da saúde sobre práticas humanizadas e de atendimento encantador. O ser humano aprende por repetição, persista!
  1. Feedback, Avaliação e Melhoria Contínua

Quem não melhora já começa a piorar.

  • Pesquisa de Satisfação: Realize pesquisas de satisfação regularmente para obter feedback dos pacientes sobre o atendimento recebido. Quem está sendo avaliado tende a render mais.
  • Ajustes Baseados em Feedback: Use o feedback para identificar áreas de melhoria e implementar mudanças que aprimorem o atendimento.
  1. Avaliação e reconhecimento

Quem está sendo avaliado tende a render mais.

  • Avaliação: Mensure os resultados, analise a performance de toda equipe de saúde. Enalteça, os que forem bem avaliados, com reconhecimento e reforço positivo. Lacan certa vez disse: “A fonte de todo desejo é ser desejado” Reconheça!

 

  1. Uso da Tecnologia

A melhor tecnologia é aquela que aproxima e conecta as pessoas.

  • Ferramentas Digitais: Utilize ferramentas tecnológicas para melhorar a eficiência e a precisão do atendimento, como prontuários eletrônicos e sistemas de agendamento online.
  1. Atenção e afeto

A paz começa com um sorriso, essa frase de Madre Tereza de Calcutá evidencia que um sorriso e um olhar atento faz toda a diferença.

Atenção:  O mundo precisa de inovação, mas as pessoas urgem por atenção, afeto e emoção.

Lembre-se que todos gostam de ser bem tratados, principalmente quando estão frágeis ou debilitados. E atendimento é tratamento. Atender bem é tratar bem, é importar-se verdadeiramente com a causa do outro.

Implementando essas práticas, o atendimento na saúde pode se tornar mais humanizado e encantador, resultando em maior satisfação dos pacientes e melhores resultados em saúde.

Por sinal, vale dizer que: não é com mágica que se presta um bom serviço de saúde, mas um bom serviço é capaz de fazer mágica na vida do próximo.

 

*Erik Penna é autor do best-seller “A Arte de Encantar Clientes”, possui 2 qualificações no Instituto Disney em Orlando/EUA e figura em 1° lugar no Brasil como Palestrante em Excelência no Atendimento.

Conheça a palestra: Atendimento Mágico na Saúde com Erik Penna

https://erikpenna.com.br/palestra-excelencia-no-atendimento/