A pandemia criou um período sem precedentes em nosso país e isso tem afetado negativamente a vida de milhões de brasileiros.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) publicou em 2019 um estudo que apontava o Brasil como a nação mais ansiosa do mundo. E com a chegada do coronavírus em 2020 e a necessidade do isolamento social, os casos de ansiedade e estresse mais do que dobraram em nosso país segundo estudo da Universidade Estadual do Rio de Janeiro-UERJ.
O excesso de ansiedade vem acompanhado de muito pessimismo, afinal o número de contaminados com a COVID-19 atinge números assustadores, a taxa de desemprego aumenta e o número de empresas que fecham as portas cresce a cada dia.
É muito difícil saber com exatidão quando tudo isso vai melhorar e a pandemia vai terminar, mas uma coisa é certa, o otimismo é um belo aliado para superar esses momentos complicados.
O poder do otimismo vem sendo muito estudado e há vários benefícios já comprovados tanto no âmbito pessoal como profissional. Um estudo da Universidade de Boston mostrou que as pessoas otimistas costumam ter de 11% a 15% a mais de tempo de vida do que os pessimistas. Um estudo da Universidade de Harvard em conjunto com o Hospital Monte Sinai revelou que os otimistas têm 35% menos chances de sofrerem um evento cardiovascular, como infarto ou derrame. E uma pesquisa de Harvard mostrou um impacto positivo nos resultados profissionais ao revelar que os vendedores otimistas venderam 37% a mais que os pessimistas durante o lançamento de um serviço de uma grande seguradora.
Mas como ser otimista no meio de uma crise ou pandemia? O palestrante de motivação Erik Penna enumera a seguir 7 práticas para manter a motivação, aumentar o otimismo e potencializar a produtividade pessoal e profissional em tempos difíceis.
1-Viva um dia de cada vez: ansiedade é excesso de futuro, então cultive o presente e se esforce para encontrar o que você pode fazer de melhor hoje. Tenha paixão pelo agora e aproveite o tempo para caprichar numa alimentação saudável, assistir um bom filme ou ler aquele livro esquecido na gaveta. Revisite os seus “porões” e a partir daí construa uma transformação diária impactante.
2-Enfatize o positivo: adote o hábito de enfatizar as coisas boas, afinal o que você foca, normalmente expande. Comece a prestar atenção e procurar algo positivo em toda situação. Estabeleça por exemplo a notícia boa do dia, ao começar uma reunião de trabalho ou antes de dormir combine com a pessoa ao seu lado de cada um contar a ocorrência mais positiva do dia. Quem procura acha, e esse simples hábito de ficar procurando um aspecto positivo cotidianamente, servirá de treinamento para construir uma visão mais otimista no dia a dia.
3-Exerça a gratidão: vários estudos mostram que as pessoas gratas são mais felizes, mais criativas e menos propensas a solidão e ansiedade. Lembre-se que a felicidade está na simplicidade, portanto agradeça pelo ar que respira, pelo alimento, pela saúde, pelo trabalho, pela família e pelo dom da vida. Além de agradecer, habitue-se a elogiar ao menos 3 pessoas por dia.
4-Pratique atividades físicas: fazer exercícios gera inúmeros benefícios para o corpo e a mente, pois durante os exercícios são liberados vários hormônios na corrente sanguínea que geram bem estar, como a endorfina que atua como um analgésico natural, alivia a dor, controla a ansiedade e reduz o estresse, e a serotonina que regula o apetite, humor, desejo sexual e o sono.
5-Antecipe suas alegrias: o que se escolhe pensar determina como escolhe viver, por isso, equilibre suas reflexões e cada vez que começar a pensar em algo negativo, doutrine-se a voltar o pensamento para algo que lhe traga boas lembranças. Mentalize momentos felizes que já viveu ou que irá vivenciar e inunde sua cabeça com essas alegrias.
6-Separe Situação de Vida x Vida: por mais difícil que uma situação possa parecer, é motivador saber que isso provavelmente seja apenas uma fase, um pedaço do caminho, não é o percurso todo. Essa sensação nos torna mais resilientes para aguentar firme os períodos de turbulências.
7-Celebre as vitórias: sábio é aquele que não espera perder para só depois dar o devido valor, então valorize e celebre cada conquista. Spencer Johnson já escreveu: é feliz quem valoriza o que tem, é infeliz quem valorize o que falta. Sim, é permitido almejar melhoras em vários aspectos da vida, no entanto, a base da felicidade consiste em apreciar o que já foi conquistado. Cobre muito de sí mesmo e da sua equipe, mas não esqueça de comemorar consigo mesmo e reconhecer quem colaborou, afinal uma das coisas que o ser humano mais deseja na vida é ser elogiado, percebido e festejado.
Ao adotar essas práticas será fácil perceber que a caminhada rumo ao otimismo é possível e que pode ser prazerosa. E lembre-se ainda de tomar diariamente uma dose de vitamina “0” de otimismo.
*Erik Penna é especialista em vendas e empreendedorismo, autor de 6 livros, palestrante de motivação e vendas e já apresentou mais de 1.000 palestras no Brasil e no exterior. www.erikpenna.com.br
Tags
#PalestranteDeMotivação
#PalestranteMotivacional
#PalestranteMotivacao
Palestrante de motivação ensina 7 passos para manter o otimismo em tempos difíceis