Quando falamos sobre excelência no atendimento logo vem em mente o modelo Disney de encantar. E por atender com tamanha magia e encantamento, a Disney já considerada a marca mais amada do planeta, de acordo com uma pesquisa realizada pela APCO Worldwide.

Sou apaixonado por essa magia e esse encantamento e, após intensa pesquisa literária, diversas visitas aos parques temáticos, e também duas qualificações junto ao Instituto Disney de Orlando-EUA, me encantei ainda mais.

Vou destacar a seguir 5 práticas implementadas pelo modelo Disney para encantar clientes e que podemos implementar em quase todas as empresas e equipes pelo Brasil afora. Confira:

 

1 – Atenção aos detalhes

Você sabia que os parques da Disney nunca fecham, abrem 365 dias do ano? E que todas as noites, assim que o Magic Kingdom fecha, todos os postes da entrada da Main Street são pintados, para que realmente pareçam novinhos quando o parque reabrir na manhã seguinte? Sabia que a tinta dourada que é pintado o Carrossel no Magic Kingdom é feita com pó de ouro de 23 quilates? É bem provável que a maioria dos clientes não perceba, mas o importante para a Disney é que os colaboradores saibam como é fundamental ter tanta atenção aos detalhes.

 

2 – Chaves de prioridades

A liderança sabe que precisa empoderar a equipe, conferem certa autonomia para que eles mesmos tomem as decisões. Desta forma, as pessoas se baseiam nas 4 chaves de prioridades, ou seja, na hora de tomar uma decisão, observam a seguinte ordem:

– Segurança: prioridade absoluta, todos precisam se sentir seguros e, aonde alguém se machuca, o show não acontece.

– Cortesia: o convidado deve ser tratado como uma estrela principal, com toda cordialidade e excelência.

– Show: não pode ser mais um espetáculo, precisa surpreender, fazer mais do que o cliente espera e, assim, conquistar do cliente o UAU!.

– Eficiência: tudo precisa funcionar perfeitamente, portanto, o lema é: faça certo da primeira vez.

 

3 – Túnel secreto

São os corredores por debaixo do parque, locais onde transitam os funcionários, ou melhor, cast member (membros do elenco) como são chamados lá. Quase tudo é preparado neste local para que, quando subir ao local da apresentação, a experiência do cliente possa ser realmente especial. Sabia que até banco existe lá para facilitar a vida dos funcionários?

Em vários locais do túnel há mapas para informar aos colaboradores onde estão, afinal, eles imaginam que não seria bacana ver um robô que é para estar na tomorrowland aparecer andando na frontierland, área destinada ao velho oeste.

 

4 – Bastidores que garantem o show

Os frequentadores da Disney estão acostumados a ver toda a magia, mas nem imaginam que esses colaboradores precisam estar motivados 365 dias do ano, pois é mais fácil um funcionário feliz tornar um cliente feliz.

Já parou para pensar quantos pessoas, que ficam nos bastidores, não aparecem, mas cuidam e motivam toda essa gente que encontramos lá em cima na Main Street (Avenida principal do parque) e nas atrações? Me lembro que, em uma das portas do túnel que dá acesso ao parque, pude ver várias mensagens reflexivas e motivacionais, como:

– Hoje você poderá fazer a diferença na vida de muitos visitantes.

– Você está preparado para criar o melhor final de ano de todos os tempos?

Repare, alguém precisa motivar o cliente interno para que estes motivem, encantem e surpreendam o cliente externo. O resultado financeiro é consequência.

Lembre-se: Quem é encantado, encanta!

 

5 – Dois objetos reflexivos: espelho e relógio

Uma cena fixou na minha mente. Fomos conhecer onde são construídos e cuidados os carros alegóricos, aqueles que aparecem na famosa parada, onde desfilam os personagens, as princesas. Na saída deste local, que separa os bastidores do show, há um espelho bem grande e um relógio. Os dois objetos conferem uma autorreflexão a cada cast member antes de passar pela porta e que cada funcionário deve responder antes de começar a trabalhar:

– Ao olhar para o relógio responde à pergunta: “Estou no horário certo?”.

– Ao olhar para o espelho responde para si à seguinte pergunta: “Estou pronto para dar um verdadeiro show?”.

Dá para implementar tudo isso com nossa equipe? Sim, é possível. Mas será fácil?

Ai, eu deixo a resposta do próprio Walt Disney: “Eu gosto do impossível porque lá a concorrência é menor”.

* Erik Penna é palestrante de vendas, palestrante em excelência no atendimento, estudioso sobre o modelo Disney de encantar clientes e autor do livro “Atendimento Mágico – Como Encantar e Surpreender Clientes” Saiba mais sobre vendas e excelência no atendimento em: www.erikpenna.com.br

Veja trechos da palestra Atendimento Mágico: https://erikpenna.com.br/palestra-excelencia-no-atendimento/