11 milhões de microempreendedores individuais MEIs no Brasil: 5 passos para vender o que você produz em casa e decolar nos negócios
*Erik Penna
Segundo o IBGE, há no Brasil atualmente 14 milhões de desempregados. Essa realidade acaba criando muitos empreendedores por necessidade que se veem forçados a gerar uma fonte de renda. E o caminho natural no Brasil tem sido abrir o próprio negócio, inclusive dados do portal do empreendedor informa que o país já ultrapassou a marca de 11 milhões de microempreendedores individuais em outubro de 2020. E vender o que se faz em casa para pagar as contas tem sido a alternativa para muitas pessoas.
Como especialista em empreendedorismo e palestrante de vendas, costumo sugerir algumas dicas para que o sonho não vire um pesadelo e que negócio seja viável e rentável. Confira 5 passos a seguir:
1- PESQUISAR
O primeiro passo é pesquisar o que já existe de similar no mercado e a faixa de preço que são comercializados itens semelhantes ao que você deseja vender.
Pense em algum diferencial atrativo que seu produto ou serviço precisará ter. O cuidado é para não se tornar mais do mesmo.
2- CUSTEAR
Antes de vender é preciso comprar bem, saber calcular o preço de custo e a margem de lucro, pontos fundamentais para conquistar o resultado financeiro desejado.
– Custo fixo: é o custo que a pessoa tem, independentemente de realizar vendas. Por exemplo: internet, aluguel do ateliê, água, energia e salário.
– Custo variável: existe em função da produção. Mais produção significa um aumento de custos em materiais e ferramentas. Se tiver menos produção, o custo diminui. Por exemplo: matéria-prima, embalagens, frete e comissão.
3- VENDER
É viável conseguir gerar receita em três canais de venda:
– Venda direta: pessoas que você conhece, familiares, amigos e vizinhos devem ser seus primeiros clientes. E aproveite o apelo atual e o movimento denominado “compre do pequeno”. Não tenha vergonha de oferecer e, se houver alguma crítica nessa etapa, ainda dará tempo de corrigir antes de disponibilizar para uma gama maior de potenciais compradores.
– Venda pela internet: poste não apenas fotos promocionais, mas também conteúdo interessante e relevante, relacionado ao segmento que atua, nas redes sociais e nos aplicativos do seu celular. Hoje, já há vários sites exclusivos para venda de produtos feitos em casa.
– Venda para lojistas: visite lojas que já trabalham com itens parecidos e feiras desse segmento. Faça parcerias, deixe seus produtos para vender, ensine os argumentos que devem ser utilizados na venda e divida o lucro. Assim, você foca na produção e eles (lojistas), que já têm o cliente, na venda. Vocês dividem o resultado financeiro e, nesse caso, menos é mais.
4- FORMALIZAR/MEI
Se você trabalha por conta própria, quer abrir um negócio e formalizar o negócio, pode se tornar um microempreendedor individual (MEI). Basta fazer seu cadastro no site www.portaldoempreendedor.gov.br e, em seguida, receberá seu CNPJ. A partir daí, já é possível emitir nota fiscal possibilitando, assim, a venda de produtos para outras empresas.
Em 2020, o limite que o microempreendedor individual pode faturar é de R$ 81.000,00 no ano, uma média de R$ 6.750,00 por mês de atuação. Como obrigação fiscal, precisa pagar apenas uma contribuição mensal (DAS), valor que gira em torno de R$ 50,00 (varia pouco em função da atividade exercida).
O MEI também pode abrir conta da empresa numa instituição financeira, sendo mais fácil realizar empréstimos bancários. Passa também a ter benefícios previdenciários e auxílio doença.
5- DEPOIMENTOS
Melhor do que o próprio vendedor falar que o produto ou serviço é bom, será um consumidor, que já comprou e gostou, recomendar aquele item. Depoimentos positivos de compradores satisfeitos tem um poder multiplicador e um impacto positivo impressionante na propagação de uma marca e no convencimento de novos clientes. Colha testemunhais de quem já aprovou, peça a devida autorização e poste em todos os canais possíveis de comunicação.
Pense nisso, mãos à obra, ótimos negócios e viva o empreendedorismo brasileiro.
* Erik Penna é especialista em empreendedorismo, autor de 6 livros, palestrante de vendas e motivação e já apresentou mais de 1.000 palestras no Brasil e no exterior.
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