*Erik Penna
Umas das principais datas do varejo se aproxima e, com ela, muita expectativa para turbinar as vendas. Como todas as outras datas importantes do calendário anual, esta será mais uma oportunidade para que os varejistas apresentem produtos, serviços e até mesmo superem as metas de vendas estabelecidas para o ano. Para Erik Penna, que é especialista em vendas, o consumidor atual tem uma percepção muito mais aguçada, logo, para este Dia dos Pais, será preciso encantar e proporcionar boas experiências de compra.

Produtos personalizados, serviços que propiciam uma experiência qualificada e customizada, pós-vendas, ofertas, entre outros, são alguns dos requisitos primordiais e poderão ajudar a potencializar as vendas. Se você quer aproveitar o período e melhorar a atuação no mercado, potencializando os resultados, siga essas 6 dicas abaixo para dar aquela turbinada:

1 – O PRIMEIRO CLIENTE É O INTERNO
Trate seus colaboradores como gostaria que eles tratassem seus melhores clientes. O encantamento começa dentro de casa, não adianta prover um tratamento medíocre para a equipe e esperar que eles encantem os consumidores. Mais do que um funcionário, o cliente interno feliz torna-se um multiplicador da organização que atua, independentemente do setor que ele trabalha, afinal, alguns atuam na área comercial, mas todos são vendedores.

2 – CONHEÇA SEU CONSUMIDOR
Não adianta enviar uma oferta de fralda para quem não está precisando nem querendo comprar esse item. Vivemos numa época em que inúmeros consumidores desejam se relacionar com a marca, mas para tal relacionamento evoluir é fundamental conhecer e respeitar as preferências desse cliente, que é cada vez mais atento e rigoroso. Vale ressaltar que o consumidor não compra pelas razões do vendedor, e sim por motivos próprios.

3 – CONHEÇA O PRODUTO E/OU SERVIÇO OFERECIDO
Ninguém ama aquilo que não conhece. Numa época em que o consumidor tem tanto acesso às informações, é pertinente que o vendedor estude e conheça bem o produto que está oferendo, pois isso gera confiança e segurança ao abordar e convencer o cliente. Cuidado com os funcionários temporários que, muitas vezes, começam a trabalhar e nem sabem direito o que vendem. Vale a pena reunir a equipe e aplicar um teste com 10 perguntas relacionadas à loja e aos produtos que serão vendidos, para verificar o nível de conhecimento de todos os vendedores.

4 – INVISTA NO VISUAL
Saiba que há 3 tipos de clientes que irão até à sua loja: os auditivos, que valorizam e baseiam sua decisão no que escutam; os sinestésicos, que precisam pegar, sentir, testar ou experimentar para serem convencidos e os visuais, que só serão completamente persuadidos se visualizarem os produtos. Rodger Bailey, um estudioso do comportamento humano, afirma que a maioria dos clientes é visual, 53% precisa ver para decidir. Desta forma, capriche na vitrine e não apenas fale, mostre o produto ao cliente e o resultado será superior.

5 – HORA DO PREÇO
Normalmente, quando o cliente pergunta o preço, significa que ele está interessado e o fechamento da venda está próximo. Mas o que o vendedor deve fazer depois que falar o preço ao cliente? Falar e se calar. Sim, ao informar o valor, pare por um instante e preste atenção na reação e nos comentários do cliente. Atenção! É o momento de escutar e analisar o feedback, do comprador e, a partir daí, perceber que o próprio cliente lhe dará pistas de como será convencido.

6 – VENDA COMBINADA
Um produto sempre combina com outro, portanto, ao fechar uma venda ofereça sempre outro item que agrega àquele já comprado. Se o cliente comprar uma camisa, ofereça a gravata; se comprar um sapato, ofereça a meia e o cinto; se comprar um aparelho celular, ofereça também a capinha, o carregador para automóvel e ainda o pacote de dados para internet. Em datas como o Dia dos Pais, onde as pessoas estão mais envolvidas emocionalmente, fica mais fácil realizar uma maior conversão em vendas de mais itens.

“Datas comemorativas são ótimas oportunidades para conquistar e fidelizar clientes. Ao incorporar as técnicas sugeridas, provavelmente será possível vender mais. No entanto, é preciso ter em mente que o mercado está cada vez mais competitivo, por isso, é valido ressaltar que, o vendedor que prestar um atendimento de excelência, conseguirá fidelizar não só o comprador, mas sim vários outros negócios durante o ano todo”, finaliza Erik.

*Erik Penna é autor do best-seller “A Arte de Encantar Clientes”
Figura como autor nacional mais vendido na Amazon na categoria atendimento ao cliente.
1º lugar no Brasil como “Palestrante em Excelência no Atendimento” no Google.
Erik Penna é No 1 no Brasil como Palestrante de Vendas no Bing.
Para saber mais, acesse: www.erikpenna.com.br