O mundial de futebol se aproxima e a expectativa aumenta a cada dia para saber quais serão as melhores seleções em campo e os craques que se destacarão nessa edição da copa do mundo no Catar 2022.

E ao relacionar esse mundo do futebol com o universo das vendas é possível fazer uma analogia interessante, afinal a competição em ambos os casos fica cada vez mais acirrada e um detalhe na composição da equipe, técnica ou estratégia pode determinar o campeão ou o perdedor.

Já reparou como a área comercial de uma empresa e um time de futebol tem diversos pontos em comum? A seguir destaco 5 pontos na estrutura de um time campeão.

1) GOLEIRO: um grande time começa com um grande goleiro, e este profissional se caracteriza por ser o integrante que mais tempo passa treinando, costuma ser o primeiro que entra no campo e normalmente é o último a sair. Essa capacitação diária, árdua e permanente é vital para manter a excelência, afinal um único descuido pode ser vital e determinar a derrota e a eliminação do campeonato. Repare que essa qualificação continua também pode ser encontrada num exímio profissional de vendas. “O parque nunca está concluído”, essa frase do Walt Disney é uma síntese do comportamento vencedor, ou seja, serve para o goleiro, para o vendedor número 1 e os profissionais que buscam a alta performance e aperfeiçoamento constante. Um grande esportista e medalhista olímpico, Mark Spitz, certa vez disse algo que retrata a jornada de um campeão: “Muitos querem ganhar, poucos querem treinar”. E na vida de um profissional de vendas não é a mesma coisa?

2) DEFESA: não adianta fazer 3 gols se tomar 4. Uma boa defesa é sinônimo de presença marcante, bom posicionamento e eficiente planejamento para estudar as ações da concorrência e se antecipar para não apenas proteger o território como também para iniciar um contra-ataque. “Quem falha em planejar, planeja falhar”, essa afirmação de Benjamin Franklin explica o fracasso ou vitória de muitas equipes comerciais, e destaca a importância de estudar o ambiente, o mercado, o cliente e as ações da concorrência.

3) MEIO DE CAMPO: Antes de vender é preciso atender com excelência. O meio campista faz exatamente isso, tem função de preparar, organizar o jogo, dando apoio a defesa e auxiliando o ataque ao construir oportunidades para o gol. Os melhores integrantes do time costumam atuar nessa faixa do campo e costumam usar a camisa 10, tal como Pelé, Maradona, Messi, Neymar entre outros, que com tamanha habilidade tem a competência para criar situações de gol para definir uma partida, finalizar uma jogada ou concluir uma venda com sucesso. A resiliência é outra marca registrada desses craques, afinal, nem sempre todas as jogadas são perfeitas, somente o esforço não pode ser o único diferencial. Em cada jogada é fundamental ter em mente a frase do Nelson Mandela: “Eu nunca perco, ou eu ganho ou eu aprendo”. Essa citação fantástica deve ser mentalizada e praticada por todos os vendedores, ao iniciar um contato e ao sair de cada cliente.

4) ATAQUE: Um time só conseguirá vencer se fizer gols, uma empresa só sobreviverá se fizer vendas lucrativas. “Vendas é o CORAÇÃO da empresa”, essa afirmação de Jack Welch explicita como um grande atacante ou um exímio vendedor deve valorizar cada visita ou oportunidade. É caracterizado pela persistência, afinal precisa acreditar em todas as jogadas e estar lá, pronto para encantar, fechar um negócio e fazer o gol.  Modernas técnicas de vendas, costumam ser a vantagem competitiva dos vendedores campeões, afinal, cada detalhe desde a abordagem inicial até o fechamento, sem esquecer do pós-venda, podem transformar oportunidades em gols, visitas em encantamento, atendimento em conversão, compras em fidelização.

No livro A Divertida Arte de Vender, o autor e palestrante de vendas, Erik Penna ensina 22 dicas poderosas, como por exemplo: técnica do quebra-gelo, pergunta fechada, lei da escassez, gatilhos mentais, camisa vermelha, como vender para homens e mulheres, teoria da reciprocidade entre outras.

5) TREINADOR: Esse integrante é peça fundamental no sucesso de um time, devendo colocar a pessoa certa do lugar certo. Um grande técnico sabe ainda que sem motivação nada grandioso acontece, as vendas não aparecem. Um grande líder é aquele que motiva, inspira e transforma pessoas e resultados.

A estratégia eficiente é aquela que surpreende, portanto, adotar soluções inovadoras deve ser a marca registrada de um líder, vital para o sucesso da sua equipe. Treinar, reconhecer e avaliar o cliente interno para, a partir daí, eles possam encantar o cliente externo, entregando mais do que o outro espera, esse é uma das atribuições de quem lidera e potencializa os resultados. Aliás, sem uma boa estratégia, pode até ganhar um jogo ou conseguir uma venda, mas não se ganha um campeonato.

Nessa nova palestra “Craques em Vendas e Motivação” Erik Penna apresenta ainda uma gama de técnicas como a forma mais inovadora de vender segundo a Harvard Business Review além de ferramentas que as empresas como a Disney, Google, Harley-Davidson utilizam para encantar consumidores e dessa forma, transformar consumidores em torcida e multiplicadores da marca: um verdadeiro gol de placa.

O palestrante de vendas Erik Penna é autor do livro e best-seller “A Arte de Encantar Clientes” (Editora Gente 2021) e palestrante número 1 no Google no resultado da busca orgânica por “Palestrante de Motivação”, e aborda essa temática em sua nova palestra, fazendo uma brilhante analogia entre o mundo do futebol e o universo das vendas, com dicas imperdíveis para ser um campeão na arte de encantar e vender.

 

Erik Penna é palestrante de vendas e motivação e autor do best-seller A Arte de Encantar Clientes. Siba mais em: www.erikpenna.com.br