5 reflexões para nortear a caminhada empreendedora
*Erik Penna
Um dos maiores desejos do brasileiro é empreender, inclusive o relatório da Global Entrepreneurship Monitor (GEM) de 2021 mostra que empreender já é o segundo maior sonho do brasileiro, ficando atrás somente de viajar.
E atualmente 70% das empresas em atividade no país são microempreendedores individuais, e segundo Portal do Empreendedor, já são mais de 13 milhões de MEIs atuando no Brasil.
O ideal antes de alguém empreender, e arriscar todo o recurso financeiro, é imprescindível responder as cinco perguntas de ouro a seguir para nortear as escolhas e ser mais assertivo na decisão de abrir um negócio por necessidade como por oportunidade:
1-O que você gosta?
Feliz é aquele que se diverte enquanto bate metas. O filósofo Confúcio já disse: “Encontre um trabalho que ame e não terás que trabalhar um único dia em sua vida”. Trabalhar com o que gosta é um passo certo na direção do sucesso, portanto, é importante escolher um labor aprazível. Como afirma Shawn Achor, autor do livro O Jeito Harvard de Ser Feliz: “A felicidade precede o sucesso”.
2- O que você faz com maestria?
Só gostar não basta, é preciso ter habilidade e destreza com a atividade empreendedora escolhida, afinal, a concorrência não perdoa quem atua abaixo da média. É imprescindível saber claramente qual o problema que tal produto ou serviço vai resolver? Ter senso de autocrítica também será fundamental na hora de definir o rumo do negócio.
3-As pessoas pagariam por isso?
Além de fazer muito bem uma atividade é vital pesquisar pessoas próximas para saber se elas realmente pagariam a quantia idealizada pelo produto ou serviço a ser ofertado no mercado. Até porque uma coisa é gostar, outra coisa é colocar a mão no bolso para adquirir algo e ainda ficar satisfeito com a decisão de compra. Aqui vale também refletir sobre qual será o canal de vendas a ser utilizado para melhor comercialização.
4-Qual será o diferencial ofertado?
Antes de abrir o negócio, vale a pena pesquisar o mercado e a concorrência para saber o que já existe e criar algum diferencial em relação ao que já é habitualmente oferecido. Assim, não há risco de ser “mais do mesmo”, ou seja, apenas mais um no comércio. Identificar a vantagem competitiva de um negócio pode clarificar o direcionamento da empresa, nortear o nicho de mercado a ser atingido e definir o tipo de cliente a ser atendido.
5-Qual a lacuna de conhecimento?
É importante o empreendedor ter em mente que ninguém é perfeito e que o aprimoramento constante é um fator que impacta o sucesso ou fracasso na atuação. Perceber a competência que deve ser aperfeiçoada pode ajudar na manutenção e ampliação dos resultados do negócio. Um indivíduo, por exemplo, que se considera competente para costurar e produzir máscaras, mas que reconhece que não domina as técnicas de vendas e abordagem ao cliente, saberá que vai precisar fazer um curso de vendas ou contratar um profissional exímio na arte de negociar e vender com excelência.
Ao responder essas 5 perguntas, o sonho de empreender não será apenas por necessidade, mas também por oportunidade. E, assim, a chance de sucesso na prática empreendedora aumenta consideravelmente.
*Erik Penna é especialista em empreendedorismo, autor best-seller, palestrante internacional e já apresentou mais de 1.000 palestras no Brasil e no exterior.