“Faça o que você faz tão bem, que as pessoas vão querer vê-lo novamente, e vão trazer seus amigos.” (Walt Disney)

 Durante as palestras que apresento sobre excelência no atendimento, uma das perguntas mais recorrentes, é: “Como minha equipe deve receber o cliente?”.

Enumero a seguir os 3 passos básicos para quando os clientes chegarem fisica ou digitalmente até a sua empresa:

1- Olho no olho

É preciso olhar nos olhos das pessoas. Hoje, com a correria do cotidiano e tamanha tecnologia para roubar nossa atenção, às vezes nos esquecemos de fazer o básico: Olhar nos olhos das pessoas de forma receptiva e com brilho nos olhos. Apenas recomendo cuidado para que o olhar não seja intimidador.

 

Por falar em intimidar, outro dia aconteceu algo assustador e ao mesmo tempo engraçado. Eu estava de mãos dadas com minha filha andando pelo calçadão do centro da cidade onde moramos. De repente, apareceram dois homens gigantes vestidos de preto e nos abordaram falando em voz alta: “Estão precisando de alguma coisa?”. Eu, assustado, não consegui entender direito o que haviam dito e logo respondi: “Podem levar meu relógio e minha carteira, mas deixem minha filha em paz”. Foi quando eles responderam: “Não é um assalto, apenas estamos convidando vocês para entrarem na loja”. Eu disse: “Nossa, que jeito agressivo de abordar, que susto!”.

 

2- Sorriso no rosto

O segundo passo é acolher com um sorriso genuíno no rosto, algo leve, mas que demonstre alegria por sua presença. Em tempos de pandemia, mesmo com o uso das máscaras faciais, o rosto acolhedor é percebido pelos consumidores. O sorriso pode ser leve, sutil, e já indicará as boas-vindas, e a predisposição em acolher e bem atender bem.

 

3- Saudação Animada

Faça uma saudação inicial animada, ou seja, com alma. Fale de forma entusiasmada: “Bom dia”, “Boa tarde”, “Seja bem-vindo”. Expresse algo, presencialmente ou on-line, que o cliente perceba que você, de fato, está querendo dizer as palavras que pronunciou.

Estes passos são tão básicos que a maioria dos vendedores esquece de utilizar em seu dia a dia diante do cliente.

O básico de um atendimento de excelência já foi feito. Se quiser ir além e criar uma empatia ainda maior, passe a chamar o cliente pelo nome dele. Alguns vendedores me relatam que não sabem o nome ou esquecem com facilidade. Então, segue outra dica: pergunte o nome e, logo que o cliente responder repita o nome dele. Desta forma, você confirmará a pronúncia correta e começará a gravar o nome do cliente com mais facilidade. Outra dica nesta hora é: ao repetir o nome do cliente, sempre faça uma ligação mental com uma pessoa que você conhece (um parente, amigo ou familiar) e que tenha o mesmo nome ou semelhante.

Para finalizar, ao realizar um atendimento de excelência, busque assuntos positivos para conversar com o cliente. Evite ficar falando de problemas e fatos negativos, seja um mensageiro do otimismo.

* Erik Penna é palestrante em excelência no atendimento, especialista em vendas e autor dos livros “Atendimento Mágico – Como Encantar Clientes”,  “A Divertida Arte de Vender”, “Motivação Nota 10” e “21 soluções para potencializar seu negócio”. Site: www.erikpenna.com.br

Veja trechos da palestras de Excelência no Atendimento: