Vendedor é uma das profissões mais antigas do mundo, mas tem alguns que não evoluíram e ainda atendem como se estivessem na antiguidade. Muitosquerem vender, poucos fazem ao menos o básico na abordagem ao cliente.
A seguir, 5 dicas elementares, básicas,mas que não se vê facilmente por aí. Quando praticadas, ajudam atendentes e vendedores na busca da excelência e a vender mais e melhor:
1- Acolhida: o que o vendedor deve fazer na hora que o cliente chega na loja? Não ir direto ao ponto nem enxergar o consumidor como se fosse um cifrão ambulante. De forma errônea, alguns vendedores já começam perguntando o que o cliente está precisando. Recomenda-se, ainda, não esquecer de olhar nos olhos das pessoas, acolher com um sorriso e uma saudação amigável.
2- Chamar pelo nome: todo mundo tem um nome e pode não gostar de certas intimidades como alguns chamam: “meu bem”, “queridão”, “meu anjo”, entre outros. Uma técnica poderosa para ajudar a sempre lembrar o nome do cliente é:
– Perguntar o nome dele;
– Confirmar repetindo o nome;
– Fazer um link lembrando de alguém conhecido que tem o mesmo nome do cliente, criar uma imagem visual namente. Isso ajudará a memorizar.
3) Empatia: saber se colocar no lugar do outro. Um fator que agrada as pessoas e que gera empatia entre o cliente e o vendedor é saber escutar. É o entender para depois atender.
Vendedores são treinados sobre o que precisam falar. Mas não costumam fazer cursos para aprender a escutar o cliente.
Para lembrar: atender bem é tratar bem, é escutar e importar-se verdadeiramente com a causa do outro.
4) Ver o lado positivo da reclamação: o cliente reclamou? Ainda bem! O que pode ter de positivo quando o consumidor reclama? Pelo menos 2 pontos:
a) Ele mostra onde a empresa está errando, uma espécie de consultoria grátis.
b) Se o cliente reclama é porque quer continuar cliente. O perigo é o cliente que não reclama, simplesmente vai embora e nunca mais volta.
5) Fator UAU: surpreender é fazer mais do que o consumidor espera. Aí o vendedor encanta e fideliza. Desta forma,ganhará do outro uma interjeição de espanto: “UAU!”…
É preciso encontrar a alegria na alegria dos outros. Esse é o segredo da felicidade e do sucesso em vendas.
Erik Penna é especialista em vendas, palestrante de vendas e motivação, autor de 6 livros e mais de 1.000 palestras apresentadas no Brasil e no exterior. É possível saber mais sobre vendas e motivação em: www.erikpenna.com.br
Sobre o palestrante de vendas e motivação Erik Penna: https://erikpenna.com.br/videos-palestrante-motivacional-palestrante-de-vendas-erik-penna/
É palestrante de vendas e motivação, especialista em vendas com qualificação internacional e consultor. Possui MBA em Gestão de Pessoas pela Fundação Getúlio Vargas, pós-graduação em Administração e Marketing pela Universidade Paulista e graduação em Economia pela Universidade de Taubaté.
Clippings – Confira alguns sites que publicaram esse texto do palestrante de vendas Erik Penna:
https://www.mundodomarketing.com.br/noticias-corporativas/conteudo/224922/5-praticas-elementares-do-vendedor-numero-1
https://pordentrodeminas.com.br/newsdino/?title=5-praticas-elementares-do-vendedor-numero-1&partnerid=1345&releaseid=224922[
http://estagioonline.com/newsdino/?title=5-praticas-elementares-do-vendedor-numero-1&partnerid=1478&releaseid=224922
https://blog.dino.com.br/newsdino?title=5-praticas-elementares-do-vendedor-numero-1&partnerid=78&releaseid=224922
http://noticias.dino.com.br/5-praticas-elementares-do-vendedor-numero-1-224922
http://www.salariominimo.net/dino?title=5-praticas-elementares-do-vendedor-numero-1&partnerid=1280&id=224922
http://www.vagaemprego.com.br/dino?title=5-praticas-elementares-do-vendedor-numero-1&partnerid=1283&id=224922
http://www.negocioseideias.com.br/newsdino/?title=5-praticas-elementares-do-vendedor-numero-1&partnerid=1398&releaseid=224922
http://www.negociosemfoco.com/newsdino/?title=5-praticas-elementares-do-vendedor-numero-1&partnerid=1441&releaseid=224922
http://www.estagiobr.com.br/dino?title=5-praticas-elementares-do-vendedor-numero-1&partnerid=1516&id=224922
http://eldogomes.com.br/newsdino?title=5-praticas-elementares-do-vendedor-numero-1&partnerid=1541&releaseId=224922
http://jornaljoseensenews.com.br/newsdino/?title=5-praticas-elementares-do-vendedor-numero-1&partnerid=1545&releaseid=224922
https://gazetadodia.com/newsdino?title=5-praticas-elementares-do-vendedor-numero-1&partnerid=1659&releaseId=224922
https://franquiasparaempreender.com.br/newsdino?title=5-praticas-elementares-do-vendedor-numero-1&partnerid=1664&releaseId=224922
http://barraup.com.br/br/newsdino/?title=5-praticas-elementares-do-vendedor-numero-1&partnerid=1667&releaseId=224922
http://www.portalbrasilempresarial.com.br/newsdino?title=5-praticas-elementares-do-vendedor-numero-1&partnerid=1720&releaseId=224922
https://abnoticianews.com.br/noticia/14750/5-praticas-elementares-do-vendedor-numero-1
http://www.empresassa.com.br/p/single-dino.html?title=5-praticas-elementares-do-vendedor-numero-1&partnerid=69&releaseId=224922
http://www.direitoenegocios.com/newsdino/?title=5-praticas-elementares-do-vendedor-numero-1&partnerid=102&releaseid=224922
http://www.concursosatuais.com/dino?title=5-praticas-elementares-do-vendedor-numero-1&partnerid=1278&id=224922
http://sobreisso.com/dino?title=5-praticas-elementares-do-vendedor-numero-1&partnerid=1282&id=224922
http://www.vagasestagio.com/dino?title=5-praticas-elementares-do-vendedor-numero-1&partnerid=1284&id=224922
http://www.gabaritodaprova.com/dino?title=5-praticas-elementares-do-vendedor-numero-1&partnerid=1330&id=224922
http://www.sobrevestibular.com/dino?title=5-praticas-elementares-do-vendedor-numero-1&partnerid=1333&id=224922
http://www.vaga.work/dino?title=5-praticas-elementares-do-vendedor-numero-1&partnerid=1492&id=224922
http://www.vestibular2018.net/dino?title=5-praticas-elementares-do-vendedor-numero-1&partnerid=1512&id=224922
http://www.valoragregado.com/newsdino?title=5-praticas-elementares-do-vendedor-numero-1&partnerid=1555&releaseId=224922
https://www.acuriosa.com.br/newsdino?title=5-praticas-elementares-do-vendedor-numero-1&partnerid=1558&releaseId=224922
https://inteligenciaeinovacao.com/newsdino/?title=5-praticas-elementares-do-vendedor-numero-1&partnerid=1745&releaseId=224922
https://www.carlinosouza.com.br/p/noticias-dino.html?title=5-praticas-elementares-do-vendedor-numero-1&partnerid=1847&releaseId=224922
https://riodasostrasjornal.blogspot.com/p/blog-page.html?title=5-praticas-elementares-do-vendedor-numero-1&partnerid=1849&releaseId=224922
https://www.planetapara.com/p/blog-page.html?title=5-praticas-elementares-do-vendedor-numero-1&partnerid=1857&releaseId=224922
https://congrega.com.br/tecnologia/5-praticas-elementares-do-vendedor-numero-1-224922
http://amsoldera.blogspot.com.br/p/noticias-dino.html?title=5-praticas-elementares-do-vendedor-numero-1&partnerid=15&releaseId=224922
http://revistaecotour.blogspot.com.br/p/exibicao-de-noticias-dino.html?title=5-praticas-elementares-do-vendedor-numero-1&partnerid=53&releaseId=224922
http://falandodanoticia.blogspot.com.br/p/noticia-dino.html?title=5-praticas-elementares-do-vendedor-numero-1&partnerid=96&releaseId=224922
http://vdevininha.blogspot.com.br/p/noticia-dino.html?title=5-praticas-elementares-do-vendedor-numero-1&partnerid=1562&releaseId=224922
http://www.revistacobertura.com.br/2020/01/14/5-praticas-do-vendedor-numero-1/
Saiba mais: https://erikpenna.com.br/videos-palestrante-motivacional-palestrante-de-vendas-erik-penna/
Vendedor é uma das profissões mais antigas do mundo, mas tem alguns que não evoluíram e ainda atendem como se estivessem na antiguidade. Muitosquerem vender, poucos fazem ao menos o básico na abordagem ao cliente.
A seguir, 5 dicas elementares, básicas,mas que não se vê facilmente por aí. Quando praticadas, ajudam atendentes e vendedores na busca da excelência e a vender mais e melhor:
1- Acolhida: o que o vendedor deve fazer na hora que o cliente chega na loja? Não ir direto ao ponto nem enxergar o consumidor como se fosse um cifrão ambulante. De forma errônea, alguns vendedores já começam perguntando o que o cliente está precisando. Recomenda-se, ainda, não esquecer de olhar nos olhos das pessoas, acolher com um sorriso e uma saudação amigável.
2- Chamar pelo nome: todo mundo tem um nome e pode não gostar de certas intimidades como alguns chamam: “meu bem”, “queridão”, “meu anjo”, entre outros. Uma técnica poderosa para ajudar a sempre lembrar o nome do cliente é:
– Perguntar o nome dele;
– Confirmar repetindo o nome;
– Fazer um link lembrando de alguém conhecido que tem o mesmo nome do cliente, criar uma imagem visual namente. Isso ajudará a memorizar.
3) Empatia: saber se colocar no lugar do outro. Um fator que agrada as pessoas e que gera empatia entre o cliente e o vendedor é saber escutar. É o entender para depois atender.
Vendedores são treinados sobre o que precisam falar. Mas não costumam fazer cursos para aprender a escutar o cliente.
Para lembrar: atender bem é tratar bem, é escutar e importar-se verdadeiramente com a causa do outro.
4) Ver o lado positivo da reclamação: o cliente reclamou? Ainda bem! O que pode ter de positivo quando o consumidor reclama? Pelo menos 2 pontos:
- a) Ele mostra onde a empresa está errando, uma espécie de consultoria grátis.
- b) Se o cliente reclama é porque quer continuar cliente. O perigo é o cliente que não reclama, simplesmente vai embora e nunca mais volta.
5) Fator UAU: surpreender é fazer mais do que o consumidor espera. Aí o vendedor encanta e fideliza. Desta forma,ganhará do outro uma interjeição de espanto: “UAU!”…
É preciso encontrar a alegria na alegria dos outros. Esse é o segredo da felicidade e do sucesso em vendas.
Erik Penna é especialista em vendas, palestrante de vendas e motivação, autor de 6 livros e mais de 1.000 palestras apresentadas no Brasil e no exterior. É possível saber mais sobre vendas e motivação em: www.erikpenna.com.br
Sobre o palestrante de vendas e motivação Erik Penna: https://erikpenna.com.br/videos-palestrante-motivacional-palestrante-de-vendas-erik-penna/
É palestrante de vendas e motivação, especialista em vendas com qualificação internacional e consultor. Possui MBA em Gestão de Pessoas pela Fundação Getúlio Vargas, pós-graduação em Administração e Marketing pela Universidade Paulista e graduação em Economia pela Universidade de Taubaté.
Clippings – Confira alguns sites que publicaram esse texto do palestrante de vendas Erik Penna:
http://noticias.dino.com.br/5-praticas-elementares-do-vendedor-numero-1-224922
https://abnoticianews.com.br/noticia/14750/5-praticas-elementares-do-vendedor-numero-1
http://sobreisso.com/dino?title=5-praticas-elementares-do-vendedor-numero-1&partnerid=1282&id=224922
http://www.vaga.work/dino?title=5-praticas-elementares-do-vendedor-numero-1&partnerid=1492&id=224922
https://congrega.com.br/tecnologia/5-praticas-elementares-do-vendedor-numero-1-224922
http://www.revistacobertura.com.br/2020/01/14/5-praticas-do-vendedor-numero-1/
Saiba mais: https://erikpenna.com.br/videos-palestrante-motivacional-palestrante-de-vendas-erik-penna/