Milhões de pessoas estão trabalhando em casa. Para alguns, o home office representa um sonho realizado, mas, para muitos, isso já é sinônimo de desmotivação, cansaço mental e baixa performance.
Como trabalhar em casa, conciliar os afazeres domésticos, os estudos dos filhos e ainda manter o foco e ter alto desempenho profissional?
Sete práticas podem ajudar o home office a ser mais produtivo e motivador. A seguir sete dicas infalíveis:

1- Organização: o home office requer muita disciplina e, quando o profissional permanece de pijama, o input que o cérebro recebe é que é hora de relaxar. Já quando coloca a roupa de trabalho, a informação recebida é que é hora de produzir. Atente-se também para a ergonomia do local escolhido, ponto muitas vezes deixado de lado e que impacta a concentração e o resultado, portanto fique atento ao melhor posicionamento corporal diante de mesas e cadeiras.

2- Motivação: nada grandioso acontece sem motivação, sem ela os dons mais raros permanecem estéreis. Enfatize o positivo de cada mudança, procure então encontrar a notícia boa do dia, e quem procura acha, não é mesmo. Esse simples hábito de foca no positivo servirá de treinamento para treinar o jeito otimista de ser. E cuide dos seus pensamentos, afinal, o que você escolhe pensar determina como escolhe viver. E se faltar motivação, vai com disciplina. E lembre-se que a voz que você mais escuta é a sua, então, transborde otimismo.
Vivemos um período de muita ansiedade, e isso é um sinal de excesso de preocupação com o futuro. O segredo talvez seja: menos ansiedade, mais alegria e paixão pelo hoje. Entregue o seu melhor, hoje!

3- Luminosidade: ter um local específico para o trabalho também é recomendável, afinal, ali a tendência será de ficar mais focado e concentrado nas tarefas. O ideal é um ambiente com boa luminosidade, natural ou artificial, pois um lugar mal iluminado tende a deixar a pessoa mais introspectiva. Com a incidência da luz solar, ganha-se não só uma boa claridade, mas também uma energia extra que melhora o astral e pode lapidar a performance.

4- Definir prioridades: a divisão das tarefas é fundamental para que o trabalhador não se sinta fadigado, já que o trabalho nunca acaba. Portanto, é recomendado programar bem as atividades do dia, separá-las em urgente, importante e necessário e, a partir daí, executá-las nessa ordem de relevância e até mesmo delegar ou adiar algumas delas. É válido priorizar e incentivar reuniões virtuais que compartilhem boas práticas, mas a empresa também deve evitar reuniões em horários inconvenientes.

5- Concentração: o ambiente agora alia mesa de trabalho, familiares, pets e os barulhos de tudo isso. Quando se define um local e combina a importância de respeitar o horário para cada coisa, todos ao redor saberão que durante o período que estiver ali, devem respeitar e evitar o contato. Outro cuidado pertinente é selecionar os avisos sonoros do celular, pois a parada constante para visualizar mensagens também é outro fator que pode desconcentrar e limitar a produtividade.

6- Recompensas: se para os adultos o isolamento social não é uma situação fácil, quem dirá para as crianças. É primordial envolver os demais familiares para que, cada um com suas responsabilidades e obrigações, remem para o mesmo lado. E as crianças que estiverem se comportando bem merecem receber uma recompensa, que pode ser um sorvete, um chocolate a mais, uma brincadeira depois do trabalho ou uma hora a mais no celular etc. É importante propor desafios pessoais e, ao alcançar êxito naquela tarefa, proporcionando a sí mesmo algo que traga prazer, autorrealização. Isso poderá ser um combustível a mais para potencializar os resultados.

7- Planejamento: “Quem falha em planejar, planeja falhar”. Essa frase de Benjamin Franklin, evidencia a importância dessa planificação. É vital estabelecer uma rotina dos afazeres para o bom andamento das atividades. Incluir na lista de tarefas não apenas o labor diário, mas inserir na programação um tempo para refeições em conjunto, atividades físicas, brincadeiras e claro, um momento de relaxamento mental, é primordial.

O foco em gestão de pessoas, liderança à distância e home office nunca estiveram tão em alta. Muitos já perceberam que há tempo para refletir, aprender, planejar, fortalecer laços familiares… Aliás, tantas pessoas desejavam mais tempo para isso! E agora?
E que haja tempo também para planejar e se preparar para os novos hábitos profissionais oriundos da pandemia.

*Erik Penna é palestrante de motivação, especialista motivacional, autor de 6 livros e mais de 1.000 palestras apresentadas no Brasil e no exterior. Saiba mais: www.erikpenna.com.br