Otimismo não é utopia, e entender a diferença significa ter a habilidade de encarar as frustrações sem que se perca a capacidade de ver o lado positivo das coisas.

A pandemia criou um período sem precedentes em nosso país e isso tem afetado negativamente a vida de milhões de brasileiros.

É difícil saber com exatidão quando esta situação terminará, mas uma coisa é certa, o otimismo pode ser um belo aliado para superar esses momentos complicados e cheios de ansiedade.

E infelizmente, o excesso de ansiedade sempre vem acompanhado de muito pessimismo, e frente ao que estamos vivenciando, é compreensivo, afinal o número de contaminados com a COVID-19 atinge números espantosos, a taxa de desemprego cresce e o número de empresas que fecham as portas é gigantesco e assustador.

O poder do otimismo vem sendo muito estudado e comprova inúmeros benefícios, tanto no âmbito pessoal quanto no profissional. Uma recente pesquisa revelou que 76% dos brasileiros consideram-se otimistas, e este número é maior do que a média global, que fica em 56%.

Quer saber por que o otimismo é tão importante? Você sabia que pessoas otimistas vivem mais, sofrem menos doenças cardiovasculares e prosperam mais nos negócios? Pesquisas apontam que o simples fato de alguém mentalizar algo positivo sobre uma situação que poderá ocorrer no futuro já aumenta em até 27% a liberação de endorfina, o hormônio conhecido como analgésico natural e que além de aliviar dores, desenvolve a memória, aumenta a concentração, melhora o humor e enriquece o sistema imunológico.

Entretanto, é inevitável não conviver com o pessimismo, este que também tem seu papel e é um sentimento que muitas vezes combina com prudência e nos permite perceber armadilhas possíveis, além do ato se pensar negativamente ser uma espécie de habilidade de antever problemas e deslealdades. “É preciso apenas saber canalizar cada aspecto”, explica Erik.

Mas, é muito importante separar otimismo de utopia. Um mundo utópico nada tem a ver com a capacidade de lidar com frustrações ou exercitar a capacidade de visualizar o lado positivo das situações, é apenas uma ideia onde tudo acontece de maneira perfeita, como num sonho, sem qualquer compromisso com a realidade.

Aos que pretendem ter uma postura mais positiva em relação à vida, saiba que é possível exercitar o jeito otimista de ser, incluindo na rotina diária hábitos simples e que auxiliarão a manter a motivação, aumentar o bem-estar e potencializar a produtividade pessoal e profissional. Quer saber como? Confira abaixo!

Tenha paixão pelo hoje

Ansiedade é excesso de futuro, então cultive o presente. Não fique pensando apenas no que não pode fazer, descubra o que você pode fazer de melhor hoje.  Viva um dia de cada vez e tenha paixão pelo agora.

 

Crie a Notícia boa do dia

Adote o hábito de enfatizar as coisas boas, afinal o que você foca, normalmente expande. Comece a anotar ou compartilhar com alguém algo positivo que aconteceu naquele dia. Assim você tira sua atenção das ocorrências negativas e começa a procurar por coisas favoráveis. E quem procura acha!  Esse simples hábito de ficar procurando um aspecto positivo cotidianamente servirá de treinamento para construir uma visão mais otimista no dia a dia.

 

Encontre alegria na alegria do outro

É melhor dar, do que precisar receber. Mais do que nunca, em tempos difíceis é fundamental saber encontrar a alegria na alegria do outro, esse é o segredo da felicidade. Vários estudos mostram ainda que as pessoas que exercem a doação e a gratidão, são mais felizes, mais criativas e menos propensas a solidão e ansiedade.

 

Cuide dos seus pensamentos

Cuidado para que a voz negativa do outro não vire lei em sua vida, não permita que os influenciadores negativos norteiem sua caminhada. Você está onde seu pensamento está, ou seja, o que você escolhe pensar, determina como escolhe viver, afinal, o pensamento cria o sentimento, que gera atitude.  Direcione seus pensamentos para algo que lhe traga boas lembranças. Mentalize momentos felizes que já viveu ou que irá vivenciar e inunde sua cabeça com felicidade.

 

Mexa o corpo

Fazer exercícios gera inúmeros benefícios para o corpo e a mente, pois durante as atividades físicas o corpo libera vários hormônios na corrente sanguínea que geram bem-estar, como a endorfina que atua como um analgésico natural, alivia a dor, controla a ansiedade e reduz o estresse, e a serotonina que regula o apetite, humor, desejo sexual e o sono.

  

Aprenda a distinguir: Situação de Vida x Vida

É vital saber separar o momento presente, do que vem adiante. Por mais difícil que uma situação possa parecer, é motivador saber que isso provavelmente seja apenas uma fase, um pedaço do caminho, não é o percurso todo. Essa sensação nos torna mais resilientes para aguentar firme os períodos de turbulências. Vale ainda recordar que estradas difíceis costumam levar a belos destinos.

 

Comemore cada conquista

Sábio é aquele que não espera perder para só depois dar o devido valor, então valorize e celebre cada vitória. Spencer Johnson já escreveu: é feliz quem valoriza o que tem, é infeliz quem valorize o que falta. Sim, é permitido almejar melhoras em vários aspectos da vida, no entanto, a base da felicidade consiste em apreciar o que já foi conquistado.

 

E por mais que alguns negócios estejam em queda, a situação financeira debilitada, lembre-se que tem ganhos que não são materiais. Aproveite então a pandemia para fazer uma viagem para dentro sí mesmo e construa uma transformação impactante em sua existência e na vida do próximo.

Aposte e acredite no poder do otimismo!

Erik Penna é palestrante motivacional, especialista em motivação e otimismo, autor de 6 livros e já apresentou mais de 1.000 palestras motivacionais no Brasil e no exterior.

Veja trechos das palestras em:  https://erikpenna.com.br/palestra-excelencia-no-atendimento/videos-palestrante-motivacional-palestrante-de-vendas-erik-penna/