Confira 7 pontos em que você pode estar errando!

 

O mundo está cada vez mais globalizado, competitivo e conectado, diante deste cenário, é fundamental o aprimoramento constante. Uma das mais esperadas datas do varejo se aproxima e, com ela, muita expectativa para recuperar parte das perdas causadas pelas restrições advindas da pandemia. Esta será mais uma oportunidade para que o comerciante apresente produtos, serviços e atinja as metas de vendas estabelecidas para esse ano tão difícil.

De acordo com Erik Penna, palestrante de vendas e especialista em vendas, a pandemia acelerou algumas mudanças como o comércio cada vez mais digitalizado e, isso tudo, gerou uma nova percepção do consumidor. Então, para este Dia das Mães, o consultor enfatiza, “é preciso estar atento à todos esses movimentos para, assim, conseguir acolher e fidelizar o cliente.”

É hora de colocar a mão na massa! Quer impulsionar as vendas nesta data que representa uma importante oportunidade para a recuperação do varejo em tempos de pandemia? Confira abaixo 7 dicas de ouro do especialista: 

Multicanal

É preciso ir além do presencial! Disponibilize seus produtos e serviços nos mais variados canais de distribuição, seja por telefone, e-mail, redes sociais ou WhatsApp, onde o consumidor preferir.  Dessa forma, você facilita a vida do cliente e possibilita que ele compre na plataforma que preferir.

Atendimento consultivo

Mais do que pensar na venda e na comissão, invista em treinar seu pessoal para ajudar o consumidor fazer a melhor escolha, a decisão mais assertiva possível. Lembre-se que encantar é querer o melhor para o próximo e a venda será uma consequência natural.

Combos

Um item sempre combina com outro, por isso, oferte vantagens e condições especiais para o consumidor que resolver adicionar outros itens. Vale ressaltar que o brasileiro adora uma promoção!

Visibilidade

Não adianta ter um excelente produto com uma condição muito especial se ninguém, ou pouca gente, souber disso e também não adianta colocar um outdoor no porão. Aproveite que as pessoas estão mais tempo em casa e divulgue seus produtos nos meios mais distintos, desde panfletagem, carro de som, redes sociais, e-mail marketing, até na televisão. Por que não? Vale pensar até numa parceria com uma empresa não concorrente, assim, um indica o outro, dividem os custos e ambos ganham novos clientes.

Agilidade

A pandemia mostrou que não basta apenas entregar o produto para o cliente, é fundamental entregar com agilidade e eficiência. As empresas que mais têm resultados são as que tratam a entrega, que é a última milha do varejo, como uma vantagem competitiva em tempos de distanciamento social. 

Conveniência

Quando os compradores não puderem acessar o estabelecimento comercial, é vital que as lojas enviem para ele uma foto do produto, uma imagem de ótima qualidade, um vídeo de alta definição, que realmente agregue valor ao item ofertado. Lembre-se, uma imagem pode valer mais do que mil palavras, então, capriche no visual.

Depoimentos

Ninguém quer errar no presente, portanto, ao perceber que o cliente está indeciso ou inseguro com aquela compra, mostre comentários de outros consumidores que ficaram satisfeitos e felizes diante daquela escolha. Os testemunhais de outras pessoas atuam como um brilhante gatilho mental, além de contribuírem positivamente para o fechamento das vendas.

Por fim, Erik reforça que o Dia das Mães é uma das datas mais afetivas do comércio e aconselha ao varejista aproveitar o momento, não apenas para atender o cliente, mas, para encantá-lo, superando suas expectativas ao mesmo passo que surpreenderá as mães que serão presenteadas.

Erik Penna é palestrante de vendas, autor de 6 livros e já apresentou mais de 1.000 palestras no Brasil e no exterior. Saiba mais em https://erikpenna.com.br/