Eu acredito que, se uma pessoa deseja profissionalmente chegar onde a maioria não chega, precisa fazer coisas que a maioria não faz. Então planejei e comecei o ano passeando com a família na Disney de Orlando e aproveitei para fazer mais uma qualificação internacional no Instituto Disney.
Fui lá para aprender, nos parques e na sala de aula, como uma das empresas mais amadas e vencedoras do planeta consegue engajar seus colaboradores para encantar nos 365 dias do ano.
Dessa vez, o tema do treinamento foi sobre como desenvolver a cultura para encantar através do engajamento da equipe, lá chamado de membros do elenco. Descrevo a seguir os 4 passos de ouro do engajamento:
1- Seleção
Não recrute apenas pela habilidade. Na Disney, o lema do departamento de recursos humanos é: contrate por atitude. Treine a aptidão. Portanto, se o candidato tiver uma atitude congruente com a cultura da empresa, a habilidade para a função pode ser desenvolvida posteriormente.
2- Treinamento
Treine o treinador. O líder precisa dar o exemplo, treinar, aprimorar-se constantemente.
Trate o atendimento com um show diante do cliente. Mas, para isso ocorrer, é preciso saber que são necessárias muitas horas de ensaio. Ensaie sempre para ter SHOW!
Ensaie o comportamento desejado, diga claramente a cada pessoa do seu time qual o comportamento que a empresa e a liderança esperam dela, nas mais variadas situações.
3- Comunicação
Observe se a forma que a empresa se comunica com o cliente externo é a mesma com a que se comunica com o cliente interno. Impressos, imagens, vídeos, ou seja, materiais impressos e virtuais.
Lembre-se de que comunicação não é o que você transmite, mas sim, como o outro entende a mensagem.
Busque incluir na sua comunicação interna o reconhecimento, formas de reconhecer publicamente as ações e os comportamentos desejáveis que forem exemplares. Isso engaja e motiva.
4- Cuidado
Lembre-se que o funcionário ou vendedor é seu primeiro cliente.
Os colaboradores Disney são convidados a pensar todos os dias em que norteiam suas decisões. Em cada situação pense: “e se fosse o Walt Disney na sua frente agora, como ele agiria?”.
Quer ser um campeão em 2019? Engaje e treine como um campeão.
Imagine agora uma equipe engajada e bem treinada, até onde ela pode chegar?
Pensando nisso e com o intuito de facilitar a forma das pessoas se aprimorarem, acabo de lançar um curso com 31 aulas, totalmente online, para o aluno assistir pelo computador, de onde e quando quiser. Agora acabou a desculpa!
Lembre-se: você faz suas escolhas, suas escolhas fazem você. 2019 já está aí, agora é com você!
* Erik Penna é palestrante de vendas e motivação, especialista em vendas com qualificação internacional, consultor e autor dos livros “A Divertida Arte de Vender”, “Motivação Nota 10”, “21 soluções para potencializar seu negócio”, “Atendimento Mágico – Como Encantar e Surpreender Clientes” e “O Dom de Motivar na Arte de Educar”. Saiba mais sobre motivação e
vendas em: www.erikpenna.com.br
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