5 práticas para ser efetivado no emprego
*Erik Penna

O comércio deve contratar quase 110 mil vagas temporárias para o Natal 2022, isso é o que aponta um estudo da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), devendo ser a maior oferta de trabalho temporário dos últimos nove anos.
Mas como aproveitar essa chance de ouro no trabalho? A seguir 5 dicas para transformar a vaga temporária numa efetivação no emprego:

1-C.H.A. do sucesso
Conhecimento: estude previamente sobre o produto e serviço que irá trabalhar e principalmente conheça a cultura da empresa, ou seja, a forma de agir e os valores que são inegociáveis naquela organização.
Habilidade: a competência técnica é importante, afie o machado e entregue o seu melhor.
Atitude: na hora de atuar, faça com boa vontade e o sorriso no rosto. Ninguém gosta de trabalhar com pessoas desmotivadas e que ficam reclamando de tudo. Um estudo da RH Central evidenciou que 87% das demissões nas empresas ocorrem por causa do comportamento inadequado do funcionário.

2- Disposição para aprender
Você pode até chegar com uma boa experiência, mas não abra mão de aprender com os colegas que lá estão. Há 2 objetos que nos ajudam a refletir sobre o aprimoramento:
Janela: olhar pela janela e aprender com o outro, um colega, o líder, um livro, uma palestra etc.
Espelho: tem hora que só aprendemos quando olhamos no espelho e ao repensar nossas práticas fazemos uma autocrítica construtiva.
É preciso ter a sabedoria para olhar na janela e aprender com o outro, e a humildade para olhar no espelho e corrigir o meu interior.

3-Atendimento diferenciado
Muitos dos funcionários temporários estarão envolvidos de forma direta ou indireta com o atendimento ao cliente, por isso deve se lembrar que: encantar é função de todos, do vendedor ao diretor, do atendente ao presidente.
Vale ressaltar ainda que antes de vender é preciso atender com excelência, afinal, atender bem é tratar bem, é importar-se verdadeiramente com o causa do outro.

4- Otimismo
Seja um mensageiro do otimismo, deixe a pessoa ir embora melhor do que quando te encontrou. E otimismo vai além de apenas pensar positivo, combina com ação e proatividade. Pesquisas de Harvard demonstraram que os otimistas vendem até 37% mais que os pessimistas. Lembre-se que a voz que você mais escuta é a sua, transborde otimismo. Nada grandioso acontece sem motivação e otimismo.

5- Alegria
Encante o cliente atuando com entusiasmo e alegria. Aliás, o maior segredo dos vendedores campões é: saber encontrar a alegria na alegria do outro, esse é o segredo da felicidade e do sucesso em vendas.
Segundo pesquisa da CNDL-Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas a expectativa é que a data leve em torno de 120 milhões de consumidores às compras nesse final de ano e o SPC Brasil — Serviço de Proteção ao Crédito informa que o Natal 2022 deve injetar mais de R$ 66 bilhões na economia.

Aproveite a oportunidade e a correria na melhor época do ano para encantar clientes e patrões, vender mais e ser efetivado no emprego.
*Erik Penna é palestrante e autor do best-seller A Arte de Encantar Clientes, 1º lugar no Google como “Palestrante de Motivação”. Saiba mais em www.erikpenna.com.br