Apresentei outro dia a palestra de número 1000. Mil palestras, um número simbólico e aí parece que caiu a ficha, chegando aos 48 anos de idade e 17 anos de carreira no palco, um filme passou pela cabeça.
Alegria, disciplina, foco e gratidão, alguns dos sentimentos que expressam um pouco dessa caminhada.
Alegria imensa, principalmente se imaginar aquele menino tímido, porque não dizer o mais tímido da sala, que até xixi fazia na calça quando precisava falar qualquer coisa na frente da sala de aula no interior de São Paulo, onde estudei na escola estadual João Martins Almeida, no município de Pindamonhangaba.
Tive a alegria de palestrar em todos os estados do Brasil, conhecer todas as 26 capitais do país e no distrito federal, andar pelos quatro cantos do Brasil, a melhor aula de geografia, um incrível privilégio de conhecer lugares espetaculares e pessoas maravilhosas. Já fiz palestra ao lado de casa e também atravessei o Atlântico para palestrar na Europa. Aliás, muitas vezes saía de casa para ensinar e acabava aprendendo com diversos participantes das palestras de vendas, motivação, empreendedorismo, atendimento ao cliente e liderança.
Disciplina, para fazer o que tem que ser feito, buscar capacitação no Brasil e no exterior para aprimorar continuamente, procurar novos conhecimentos e didática para melhor ensinar, disposição para sair de casa tantas vezes em plena madrugada, passar horas nas estradas, nos bancos dos mais variados tipos de veículos, escutar o choro de saudade das filhas, as noites e noites fora de casa… Mas, continuar firme no propósito e missão de vida, de inspirar pessoas e fazê-las acreditar que podem também realizar seus sonhos.
Foco para não cair nas armadilhas de convites, alguns bons outros nem tanto, para deixar a carreira de lado e se aventurar em outras atividades. Victor Frankl já disse: “Quem tem um porquê enfrenta qualquer como”. Foco, foco, foco na caminhada, no propósito de vida faz sentido, faz tudo ficar mais fácil e valer a pena. Confesso que no caminho tive medo, quase desisti, mas aprendi que devemos continuar mesmo após os erros, afinal, o que te limita não são seus erros, são seus medos.
Gratidão a Deus pela transformação tão significativa que fez em minha vida, nem eu imaginava isso quando criança. Um menino tão tímido e com tamanho medo de falar para 5 ou 10 colegas, conseguir falar hoje com naturalidade para 2 ou 3 mil pessoas!
Registro meu agradecimento a tantas pessoas que me ajudaram no começo, familiares, amigos, funcionários, clientes que confiaram e me contrataram, parceiros comerciais, milhares de presentes nas palestras, leitores dos meus livros, alunos dos meus cursos, e os milhões de telespectadores que acompanham minhas participações na TV.
Agradeço de forma muito especial à minha esposa, companheira de todas as horas, inclusive nos momentos difíceis, períodos de luta, aflição, mas também em poder celebrar as vitórias, sem dúvida alguma, sem ela eu jamais teria conseguido.
E se tivesse que fazer de novo, faria tudo novamente. Cada viagem, cada slide, cada palavra, cada palestra. Valeu muito a pena.
E que venham mais palestras e com elas a oportunidade de aprender cada vez mais, de encontros maravilhosos com pessoas tão especiais e sensacionais. Aliás, 2020 será marcado pela pandemia, e com ela tive que me reinventar novamente, as palestras on-line foram a melhor forma para manter viva a missão de vida: ensinar, inspirar e transformar, pessoas e resultados.
Eu, Erik Penna, sou palestrante, mas também sou pai, filho, marido, viajante, vendedor e escritor, e só posso encerrar esse texto dizendo um grandioso e entusiasmado: Muito obrigado Brasil!
E a motivação? Continua imensa, novas palestras e desafios vem por aí.
*Erik Penna é palestrante, especialista em vendas e motivação, autor de 5 livros e mais de 1.000 palestras realizadas. Saiba mais sobre motivação e vendas em: www.erikpenna.com.br
Assista vídeos das palestras do Erik Penna acessando: https://erikpenna.com.br/videos-palestrante-motivacional-palestrante-de-vendas-erik-penna/