Não saber distinguir um sentimento do outro pode levar à frustações e decisões equivocadas

 

Ser otimista é uma decisão e à disposição para enfatizar o que ocorre de positivo em nosso cotidiano.  E isso é positivo, mas quando em excesso, pode gerar malefícios e causar problemas em nossa vida.

 

Vários estudos apontam que ser otimista traz vários benefícios, tanto no âmbito pessoal como profissional. Uma pesquisa realizada na Universidade de Boston, por exemplo, apontou que pessoas otimistas vivem de 11 a 15% mais que o restante da população. Já um estudo feito pela Universidade de Harvard, em parceria com o Hospital Monte Sinai, de Nova Iorque, mostrou que pessoas otimistas têm 35% menos chance de ter um problema cardiovascular, como infarto ou AVC.

 

O simples fato de mentalizar sobre acontecimentos alegres e positivos é capaz de liberar substâncias em nossa corrente sanguínea, como a serotonina, responsável pelo nosso bem-estar, e a endorfina, que atua em nosso organismo como um analgésico natural.

 

Você sabia que o jeito otimista de ser também se mostra benéfico no âmbito profissional? Um experimento realizado pela Universidade de Harvard acompanhou durante um ano os resultados de 100 vendedores de uma empresa de plano de saúde. O mais interessante desta pesquisa foi saber que o grupo as pessoas que se mostraram otimistas foram capazes de vender 37% a mais que os pessimistas.

 

Mas, este otimismo todo pode prejudicar de alguma forma? É válido destacar que este sentimento em excesso também pode ser responsável por aumentar o nível de frustrações, à medida que tudo não ocorra perfeitamente em nossa existência. Em alguns casos, pode gerar certa inércia e até mesmo falta de proatividade, uma vez que a confiança exagerada pode levar a crer que as coisas acontecerão da melhor forma, que nada precisará ser feito e tudo ocorrerá como num passe de mágica.

 

Por exemplo, o vendedor exageradamente otimista pode deixar de visitar os clientes e imaginar que no final do mês conseguirá bater a meta e ser campeão de vendas na empresa. Nesse momento, o otimismo, de um bom conselheiro, passou a ser uma positividade tóxica, ou seja, algo fora da realidade e utópico. Até mesmo dentro de um dia a dia otimista é preciso lidar com o pessimismo, e dentro dele também será possível encontrar vantagens. Sim, o pessimismo, em algumas situações, pode auxiliar a encontrar o melhor caminho! Este deverá ser adotado em situações nas quais o final da ocorrência tem grandes chances de ser trágico.

 

Imagine que uma pessoa otimista em excesso pode achar que poderá beber sem que nada de ruim aconteça, neste caso, certamente ser otimista não será uma boa ideia, já que a combinação, beber e dirigir, certamente levará à um final desastroso, tanto para quem dirige como para quem é vítima desta decisão irresponsável.

 

O psicólogo e autor Martin Seligman afirma em seu livro ‘Aprenda a Ser Otimista’ que, em certas profissões, o comportamento pessimista é bem-vindo e pode ser um diferencial competitivo. No caso de contadores, corretores de seguros e advogados, por exemplo, o fato de um profissional supor ou antever as ocorrências negativas para um caso, normalmente fazem com que este construa uma abordagem eclética e sugira uma atitude mais precavida e assertiva para seu cliente.

 

A verdade é que o segredo está no equilíbrio, ou seja, ser otimista tende a propiciar uma vida mais leve, criativa e feliz, já o exagero deste comportamento pode lavar a situações ilusórias, o que é um sinal de alerta, onde a pessoa pode estar passando por uma situação de positividade tóxica, onde certamente suas escolhas poderão ser equivocadas.

 

Quer uma dica? Cuide dos próprios pensamentos, afinal, o que você escolhe pensar determina como escolhe viver. E que esses pensamentos despertam sentimentos que por sua vez geram atitudes e isso cria a trajetória de cada ser humano.

 

Lembre-se, a voz que você mais escuta é a sua então transborde otimismo. Mas cabe ressaltar que, é preciso sempre ter cautela, e em alguns momentos, o pessimismo te ajudará a tomar decisões mais sábias.

 

Erik Penna é autor do best-seller “A Arte de Encantar Clientes”, Palestrante de Motivação e Palestrante de Vendas:

www.erikpenna.com.br