A exposição de produtos é fundamental para o sucesso dos negócios que trabalham com vitrines. Estudos apontam que até 66% das decisões de compra são tomadas no ponto de venda.  Portanto, uma boa exibição pode fazer toda a diferença na visualização, na experiência de compra do cliente e, consequentemente, no aumento da circulação dos produtos.

Organizando uma atraente vitrine, é possível potencializar o número de vendas. No entanto, alguns cuidados devem ser tomados na hora de exibir os produtos. Por exemplo: É importante atentar-se para a legislação vigente quanto à exposição, como preço, condições de pagamento, parcelamento, juros cobrados e valor à vista e à prazo. Além desses itens e, se for o caso, é recomendado especificar peso, composição e demais itens para não estar em desacordo com a lei. Todo cuidado é válido para que o vendedor não acabe fazendo uma apresentação dúbia ou propaganda enganosa.

Confira a seguir algumas dicas para montar uma boa exposição de produtos:

1- Altura

A altura dos produtos influencia, e muito, no resultado das vendas. Segundo Rodger Bailey, um estudioso do comportamento humano, 53% das pessoas são visuais. Portanto, é de se esperar que os itens que ficam dispostos na altura dos olhos e que possam ser facilmente tocados consigam mais atenção do cliente. Uma grande fatia das compras é decidida justamente no ponto de venda.

 

2- Estratégia

Várias condições contribuem para uma boa exposição. A localização, por exemplo, interfere nos resultados, pois há pontos quentes onde circulam um número maior de pessoas e zonas frias onde a circulação é menor. É preciso propiciar uma agradável experiência de compra e fazer o cliente permanecer mais tempo dentro da loja. Fatores como acesso, iluminação, distribuição e organização devem ser levados em consideração na hora de montar uma estratégia. Outra dica é o lojista explorar os quatro sentidos do consumidor: audição, tato, paladar e olfato.

 

3- Produtos expostos

Em geral, a vitrine costuma ser um resumo do que há de mais interessante ou inovador naquele estabelecimento. Eu não aposto numa regra única para montá-la. Às vezes, pode ser usada com produtos temáticos, em outro momento com algo mais institucional que identifique e fortaleça a marca, ou pode-se criar uma vitrine promocional com chamariz no preço. O ideal é que desperte a atenção do cliente positivamente e gere interesse no potencial consumidor em entrar no estabelecimento para saber mais sobre uma peça ou um conjunto de produtos.

Vale lembrar, ainda, que as técnicas de visual merchandising podem ser uma ferramenta de diferenciação na hora de montar a vitrine ou expor seus produtos, uma grande vantagem competitiva perante seu concorrente na hora de atrair a atenção e conquistar clientes.

 

* Erik Penna é palestrante motivacional, especialista em vendas, consultor e autor dos livros “A Divertida Arte de Vender”, “Motivação Nota 10” e “21 soluções para potencializar seu negócio”. Site: www.erikpenna.com.br